quarta-feira, 18 de maio de 2011

Você se deixa Iluminar?

“A palavra de Deus crescia e se espalhava sempre mais” At. 12,24
“- Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado! Então jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram” At. 13, 2b-3
Essa á a vida de um missionário. Nesse tempo, onde na comunidade são enviados irmãos para a missão e chegam outros para nos auxiliar na nossa missão, me sinto como na vida desses primeiros apóstolos, que junto com a comunidade se colocam em oração, jejuam, e discernem o que é da vontade de Deus para cada um, qual apostolado, qual missão...
É com uma mistura de dor e alegria que nos despedimos dos irmãos nos são tão caros, pois o Senhor todos os dias repete “Separai-me este e aquele para a obra que os tenho destinado”, e com muita alegria recebemos os que nos foram destinados. Eu e minha família nos sentimos dentro dos atos dos apóstolos nos dias de hoje, vivendo a vida fraterna, a contemplação e a evangelização dentro da Comunidade Católica Shalom, na missão de Florianópolis. Aqui tentamos viver como os primeiros cristãos, essa fraternidade, esse colocar tudo em comum, e assim como na passagem de hoje, Florianópolis é a nova Antioquia, uma terra sedenta da palavra de Deus e que acolhe com muito amor a Sua Palavra, onde pela graça, a Palavra de Deus cresce e se espalha cada vez mais. E não podemos parar, pois o Senhor tem muito a nos pedir, a messe é muito grande e os operários poucos.
Hoje o que me impulsiona é o que nos relata João em seu Evangelho. “Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salva-lo” Jo 12, 46-47.
Jesus é a Luz do Mundo, Ele veio iluminar as trevas de nossas vidas, as trevas do pecado e para isso, basta crermos em sua Palavra. Ele não nos castiga, como os antigos nos diziam, Ele veio nos salvar.
Nós pecamos muito, a todo instante, e sempre que pecamos estamos afastados da Luz, os pecados são sempre cometidos nas trevas, na escuridão, escondido, e na hora do pecado ele é bom, por que todo pecado é “gostoso”, nos traz um prazer imediato, instantâneo, pois se não fosse prazeroso não o cometeríamos. Acontece que quando voltamos para a Luz, damos conta do que fizemos e nos arrependemos, isto é, espero que nos arrependamos verdadeiramente, pois se ouvimos as palavras de Jesus, e a guardamos, Ele nos iluminará e nos salvará.
Temos o livre arbítrio de ouvi-lo ou não, e escolhermos o que é melhor para nossa vida. E nossas escolhas que dirão como será nossa caminhada, se para perto de Jesus ou se afastando, e é certo que os que se afastam, tem sempre a sua espera o Deus que se fez homem, o Ressuscitado que passou pela cruz, e que veio para nos salvar.
Lembro de um pregador um dia dizer que nossa vida é como uma corda, onde em uma ponta está Jesus e na outra o inimigo. Quanto mais perto de um estivermos, mais afastado do outro ficaremos. Mas com uma grande diferença, pois se estivermos na Luz, próximos a Jesus, o inimigo pouco pode contra nós, pois Jesus venceu a morte por nós, mas se estivermos nas trevas no pecado, afundados no lodo das trevas e nos voltarmos para a Luz, e pedirmos, nos arrependermos, Jesus nos tira no mesmo instante, pois Ele veio para nos salvar, e como o Cardeal Van Thuan descreve em seu livro “Testemunhas da Esperança” o primeiro “defeito” de Jesus, é não ter memória
No calvário, no auge da indescritível agonia, Jesus ouve a voz do ladrão à sua direita: “Jesus, lembra-te de mim quando estiveres em teu reino” (Lc 23,43). Se fosse eu, teria respondido: “Não vou esquecê-lo, mas seus crimes devem ser pagos por longos anos no purgatório”. No entanto, Jesus respondeu-lhe: “...hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43). Jesus esqueceu todos os crimes desse homem.
E Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu nos “Escritos” da comunidade, “Enquanto os homens procurarem a sua paz e a sua salvação em si próprios; enquanto acharem que podem resolver os seus problemas e os do mundo por si mesmos; enquanto pensarem que podem instalar uma paz social e política e assim trazer a felicidade geral ao mundo, sem a conversão dos corações a Jesus, sem reconhecê-lO como a solução, a salvação para todo homem e para a humanidade, longe eles estarão da paz, do Shalom que Deus quer instaurar na face da terra” Sh 04
Então deixo uma reflexão final, queremos estar perto da Luz ou das trevas? Está em nossas mãos a nossa história e a nossa salvação. Não esperemos o último instante como o ladrão arrependido na cruz ao lado de Jesus, mas reconheçamos a salvação em Cristo e vivamos nossa vida sob Jesus, a Luz do Mundo.
Alê Marques – 18/05/2011

Um comentário:

  1. Que Maravilha Alexandre..bem inspirado..isso mesmo Deus nos dê a graça de estar sempre na luz...shalom
    continue os textos estão ótimos.

    ResponderExcluir